Apple recebeu nesta terça (8) uma nova patente relacionada ao leitor de impressão digital Touch ID sob a tela do iPhone. Registrada em 2018 e publicada pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos, a patente de número 10.768.751 foi relatada pelo Patently Apple, que no passado identificou outras quatro patentes do tipo concedidas à empresa.
Esta poderia ser a alternativa da Apple para remover o recorte do leitor facial Face ID e, então, criar um smartphone com melhor aproveitamento de tela. Por se tratar de uma patente, isso não significa que a Apple tenha planos de lançar um produto do tipo no futuro próximo.
Patente da Apple para 'Touch ID' sob a tela de um dispositivo.Patente da Apple para 'Touch ID' sob a tela de um dispositivo.Fonte:  Patently Apple/Reprodução 
Com a pandemia de coronavírus (Sars-Cov-2), o leitor biométrico sob a tela resolveria o problema do Face ID de não reconhecer o rosto dos usuários para fazer o desbloqueio e autenticações, por exemplo.
A patente indica, ainda, que a tecnologia cobre dispositivos como o iPhone, iPad, Apple Watch e MacBook. Ela relaciona que é necessário ter um sensor óptico de imagem, circuito de detecção e camadas de metalização acima disto.

Maior área, mais agilidade

Um aspecto importante da nova patente é a área projetada para o funcionamento da leitura biométrica. No lugar de estar posicionada em apenas um local específico, como no botão 'Início', o sensor abrangeria uma maior parte da tela.
Assim, o reconhecimento de impressões digitais aconteceria de forma mais fluida no desbloqueio do dispositivo. Além disso, também poderia melhorar a experiência na autenticação de aplicativos, já que o usuário não precisaria reposicionar o seu dedo.
Seria o caso, por exemplo, do usuário estar navegando em um aplicativo, como de um banco, e a sua impressão digital ser lida enquanto ele utiliza o celular normalmente.




Fonte: Tecmundo