No último domingo (8), o famoso site holandês LetsGoDigital reportou uma interessante nova patente da Samsung. Registrada no Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês), a novidade se trata de um novo sistema de câmeras com "dupla abertura" para celulares — um recurso até então entendido como "aposentado".

Chamado Dual Aperture (ou Dupla Abertura, em português), o recurso proprietário da Samsung deu as caras pela primeira vez no Galaxy S9, topo de linha de 2018. O sistema, que permite alternar entre as configurações de ƒ1.5 ou ƒ2.4 para obter fotos mais claras ou mais nítidas, esteve presente em todos os modelos premium da Samsung até o Galaxy Note10+, sendo substituído por outra tecnologia no Galaxy S20 e adiante.

Entretanto, ao que parece, o recurso parece ter sido repaginado em um novo sistema, conforme sugere a patente. O desenho no documento apresenta uma configuração de três câmeras ligadas por um mecanismo móvel, possivelmente responsável por alternar as diferentes opções de abertura. Confira:

Possível novo mecanismo de múltiplas aberturas da Samsung. (Fonte: LetsGoDigital via Sammobile / Reprodução)Possível novo mecanismo de múltiplas aberturas da Samsung. (Fonte: LetsGoDigital via Sammobile / Reprodução)Fonte:  LetsGoDigital via Sammobile 

A patente ainda detalha que as câmeras possuirão uma abertura mais "fechada" e nítida enquanto estiverem na configuração horizontal. Similarmente, a abertura deve se tornar mais "aberta" na configuração "triangular", indicando o retorno das opções predefinidas ƒ1.5 e ƒ2.4. Apesar de ser bastante versátil, o sistema traz consigo sua leva de problemas por conta do uso de tantas partes móveis, naturalmente mais propensas a falhas no futuro — especialmente após quedas, como denota o site Sammobile.

Todavia, vale ressaltar que o registro da patente não indica, necessariamente, que a Samsung utilizará a tecnologia em seus celulares. A homologação dos documentos pode ter sido realizada como uma forma de proteger a propriedade intelectual da sul-coreana contra empresas concorrentes. Resta aguardar mais notícias da empresa sobre o caso.




Fonte: Tecmundo