Perder o celular e ter o aparelho roubado ou furtado são situações frustrantes. Mas para quem tem um smartphone Android, a Google disponibiliza uma ferramenta que pode ajudar a achá-lo. Trata-se do “Encontre meu Dispositivo”, cuja interface é baseada no Google Maps.
Além de facilitar a localização do smartphone, o recurso oferecido pela gigante de Mountain View também permite emitir um som de alerta no aparelho. Além disso, o usuário pode bloquear o gadget, exibindo uma mensagem personalizada, e excluir todos os dados remotamente.
Usar essa função é bem simples, mas o Android desaparecido precisa estar com ela ativada, conectado à internet e com o GPS ligado.
Ative a função "Encontre meu Dispositivo"
1. Vá ao menu “Configurações” do aparelho e toque em “Google”;
2. Na tela seguinte, pressione “Segurança”;
3. Agora, escolha “Encontre Meu Dispositivo”;
4. Ative o recurso tocando na chave, deixando-a na posição indicada na imagem;
5. Deixe a localização por GPS sempre ligada, assim como a internet (via Wi-Fi ou rede móvel), pois só assim será possível achar o smartphone.
Faça o rastreamento pelo computador
Para rastrear celular roubado, furtado ou perdido, vale lembrar novamente que é necessário realizar o procedimento acima previamente, ou seja, antes do aparelho ter sumido.
Depois de ativar o recurso, já é possível fazer o rastreamento pelo PC ou usando outro dispositivo móvel. Se você quer efetuar a busca pelo computador, siga estes passos:
1. Vá à página do serviço Encontre Meu Dispositivo e faça login com os dados da conta Google vinculada ao aparelho que você deseja localizar;
2. Concluído o acesso, o celular aparecerá na tela e o sistema tentará se conectar a ele. Caso a conexão seja feita com sucesso, serão exibidos detalhes referentes à localização do aparelho, no mapa, e também informações sobre conexão à internet e bateria;
3. O usuário terá três opções de ações para tomar. Ao acionar a primeira delas, “Reproduzir som”, o aparelho emitirá um alarme sonoro durante cinco minutos, funcionando mesmo se o telefone estiver no silencioso, o que poderá ajudar a encontrá-lo se ele sumiu em casa, por exemplo;
4. Na segunda alternativa, “Proteger dispositivo”, é possível bloquear o celular à distância, evitando acessos indevidos, opção interessante para quem perdeu o aparelho. Ao clicar nela, será exigido o PIN ou senha para desbloquear a tela e, além disso, o proprietário pode fazê-lo exibir uma mensagem no display, com os seus contatos;
5. A terceira função, “Limpar dispositivo”, é uma medida bem radical e só deve ser acionada se não houver mais chances de recuperá-lo. Clicando nela, todos os dados do celular serão apagados (exceto os do cartão de memória, se ele tiver), voltando às configurações de fábrica, e você não conseguirá mais rastreá-lo.
Rastreamento pelo app
Se você prefere usar o sistema de rastreamento em outro celular ou tablet, faça o seguinte:
1. Baixe o app Encontre Meu Dispositivo na Google Play Store e instale-o;
2. Informe os dados da conta Google pertencente ao aparelho desaparecido e faça login;
3. Selecione o celular, na tela, e verifique as informações disponibilizadas — elas só vão aparecer se o telefone sumido possuir uma conexão ativa;
4. As mesmas opções listadas acima, no procedimento feito via computador, estarão disponíveis aqui. Escolha de acordo com as suas necessidades.
É válido lembrar que o rastreamento via app também exige que o aparelho tenha sido preparado para ser localizado pela ferramenta, antes de ter sumido.
Outro detalhe importante é que a localização mostrada no mapa é aproximada e pode não ser exata. E caso não seja possível mostrar onde ele está atualmente, a plataforma tentará exibir o último local visível dele, se estiver disponível.
Esse mesmo recurso de rastreamento também pode ser usado para encontrar tablet perdido ou roubado, se ele possuir o sistema Android.
Fonte: Google
Postar um comentário
Postar um comentário