A Huawei revelou nesta quarta-feira (2) a segunda versão do seu sistema operacional HarmonyOS e também novos produtos com ele instalado, por enquanto somente dois smartwatches e dois tablets. Mas o plano da gigante chinesa é atualizar mais de 100 dispositivos, entre smartphones, tablets e telas inteligentes com o seu software, até mesmo modelos mais antigos.

O novo HarmonyOS foi adotado pela Huawei na esteira dos constantes bloqueios comerciais sofridos pela empresa durante o governo de Donald Trump, nos EUA, o que foi determinante para descontinuar a utilização da interface gráfica EMUI, desenvolvida a partir do sistema Android.

Os planos de atualização da Huawei são ambiciosos. Além dos novos tablets da série MatePad, que chegaram já equipados com o HarmonyOS 2.0, a ideia é que até mesmo alguns modelos "clássicos", como o Mate 9 e P10, de 2016 e 2017, respectivamente, recebam o novo sistema operacional.

Quais dispositivos Huawei receberão HarmonyOS?

Fonte: Huawei/DivulgaçãoFonte: Huawei/DivulgaçãoFonte:  Huawei 

Segundo o Android Authority, o cronograma de atualização do HarmonyOS, por enquanto restrito à China, prevê que os usuários possam se inscrever, a partir de hoje (2), para receber a versão 2.0 do sistema operacional para modelos mais recentes, como as séries P40Mate 40 e MatePad Pro original. Alguns nem tão recentes, como o Mate 30 de 2019, também serão atualizados.

No terceiro trimestre de 2021, será a vez de modelos mais antigos, como os Huawei Mate 20, além da série de smartphones Nova 6, 7 e 8. No quarto trimestre, serão atualizados dispositivos das séries V e S, e alguns smartphones tops de linha antigos, como o P30 Pro, além do Mate 20X e outros tablets M6.

O festival de atualizações só terminará no primeiro semestre do ano que vem com alguns modelos mais antigos, como a citada série P10, Mate 10, P20, Mate 20, além da dupla Mate 9, de 2016.



Fonte: Tecmundo